#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A Culpa é da Copa



   M
uitas vezes em filmes, ou até entrevistas observei aquelas opiniões das misses que quando vão falar sobre um desejo, dizem que querem a paz mundial, isto é um belo de um clichê, mas ao mesmo tempo é um sinal de alienação e parece que o povo brasileiro hoje se encontra neste espírito de não saber como conseguir as coisas, não saber como funcionam e ao mesmo tempo exigindo o que não sabem muito bem o que querem.

            Basta hoje ligar a televisão e ver apresentadores que não são exemplos de inteligência e dizem coisas como: “Quantos hospitais e quantas creches daria para fazer com o dinheiro dos estádios?”, isto até seria um pensamento válido se fizesse algum sentido,  mas eu tenho a resposta para esta questão, seria possível a construção maravilhosa e estupenda de zero hospitais públicos e zero creches públicas, o fato é que estas pessoas que deveriam propagar a informação estão justamente fazendo o contrário, a ponto de pessoas em fila de hospital recriminarem políticos por que estão fazendo a Copa.

            Sabemos todos que brasileiro não é muito bom da cabeça, ou será que você conhece alguém 100%  normal neste país? E eu como brasileiro me incluo nesta estatística é claro, além disto, tem uma memória muito curta, mas pior que isto parece que o órgão mais importante do corpo é próprio bolso.

            A miss que quer  a paz mundial que eu chamaria hoje de povo brasileiro demonstra claramente que não tem qualquer tipo de cacoete para qualquer visão coletiva e às vésperas da Copa estão planejando greves, estão querendo chamar atenção para si mesmos, a maioria pedindo mais dinheiro. Não estou dizendo aqui que as pessoas não devam lutar por seus direitos, mas na minha visão é claro que é um baita de um oportunismo, imaginando o impossível: Se governo desse aumento de salário para todos os funcionários públicos e as empresas privadas seguissem o mesmo caminho, o Brasil entraria talvez na maior crise de todos os tempos e com a inflação disparando e é simples chegar a esta conclusão, pois os preços e os impostos teriam que ser aumentados para pagar os salários, mas se o meu dinheiro está salvo que se danem os outros, não é mesmo? Mas lutar pelo meu dinheiro é tão importante que se a cidade parar, os outros tiverem que perder o transporte para voltar para casa depois de um dia de trabalho, eu não estou nem aí, só que este é com certeza o oposto do pensamento em favor da coletividade.

            Sem querer ser muito técnico e não querendo deixar de lado a razão do por que o dinheiro de estádios não se poder construir hospitais e creches públicas, a razão é muito simples: Dinheiro de saúde e educação é investimento a fundo perdido e fazem parte do orçamento da União, isto significa que hospitais, escolas, creches, etc. recebem dinheiro dos impostos e não tem que devolver nada, enquanto estádios receberam dinheiro emprestado e vão ter que devolver com juros e correção monetária, por incrível que parece, não saiu um centavo do orçamento da União para pagar estádios, e convenhamos que não existe qualquer sentido em pegar dinheiro emprestado para construir uma escola publica, pois a escola não é um instrumento de renda e não vai poder ajudar a pagar o empréstimo.

            Uma coisa que me chamou a atenção foi a habilidade matemática e a contabilidade precisa vista por vários comunicadores  e de diversos sites, que querem que seja pago o que já foi pago. Já vi cálculo de um site determinando quanto uma empresa de um governo de uma unidade da federação iria ter que vender em terras para pagar um estádio que já estava pago, assim como vi previsão de crise financeira por conta dos estádios e da Copa, quando a média de financiamento de todos os estádios foi de 1,5 bilhão por ano e só no ano de 2013, o PIB do nosso querido Brasil foi de R$ 4,844 trilhões, ou seja o grande impacto dos estádios seria de 0.03% , dá para ver o quanto a construção dos estádios provocaria a quebra do Brasil? É risível o quanto o povo entende de economia, sem levar em conta que não tem dinheiro para estádios no orçamento da União e que o PIB vai crescer durante a Copa, assim como aconteceu com a Copa das Confederações.

            O povo no Brasil está tão louco que se dão ao direito de quebrar 350 ônibus em apenas um dia e depois reclamarem do transporte público,  loucos a ponto de amarrar pessoas a postes, a ponto de linchar uma dona de casa com dois filhos no meio da rua por conta de um retrato falado na Internet, a ponto de loucos serem inimigos de lixeiras e concessionárias de carros e saírem quebrando, a ponto de matarem jornalista em pleno trabalho com fogos de artifício, a ponto de jornalistas em TVs incentivarem o ódio e a baderna, a ponto de apresentador de televisão dizer que é a favor das manifestações contra a Copa do Mundo, mas é a favor da Copa do Mundo (este já assumiu que é esquizofrênico).

             A loucura ficou tão absurda que basta que se apresente dados e opinião racional que se vai encontrar gente dizendo que você é vermelhinho, de algum partido, um Comunista, enfim, tem pessoas tão doidas hoje que já separaram um conjunto de adjetivos como se isto justificasse o desejo de se manter na ignorância, como se o mundo fosse culpado da impossibilidade de alguém raciocinar e pelo menos procurar a verdade, consciência para não ser para todos mesmo.

            O que se deve lembrar é que o povo festejou quando o Brasil foi confirmado como o país da Copa e que 79% das pessoas eram a favor  e hoje às vésperas do evento tem gente querendo boicotar falando sobre superfaturamento, mas esquecendo que superfaturamento de dinheiro emprestado é uma burrice do tamanho de um bonde e que quem superfaturou estádios vai ter que pagar com juros e correção monetária e que este dinheiro não saíra do bolso do povo, então, reclamar de quê? Quem fez a coisa errada que pague de acordo com a lei, mas não houve prejuízo e isto é o que interessa.

            A Copa é responsável por tudo, vivíamos as mil maravilhas, e às vésperas da realização tudo mudou, só que não, o fato é que os pessimistas de plantão só precisavam de um bode expiatório.

            Apesar de ser chato, acho que devemos agradecer a Joseph Blatter que recomendou que brasileiros trabalhem (teve apresentador que já inverteu as coisas falando que ele disse que o brasileiro não trabalha) para melhorar o país e também a  Jérôme Valcke por aumentar nosso grau de exigência nas coisas. Nota negativa para os paulistas que baseados em um bairrismo absurdo fizeram com que a abertura da Copa seja no pior projeto dos estádios para a Copa em um estádio com cadeiras improvisadas e entregue ainda incompleto, eu acho que o povo que faz tanta propaganda de si mesmo, deveria fazer pelo menos que esta propaganda corresponda à realidade e apesar de São Paulo sempre ter sido o problema maior, a vergonha não tem mais volta e como brasileiro torço para que dê tudo certo, sendo o Brasil campeão ou não.

Talvez tenhamos muito a aprender com este episódio, pois em minha opinião a catarse sobre o assunto tem origem na psique de um povo meio esquisito. Um povo que faz saque e arrastão em Pernambuco, mas no dia seguinte vai devolver o que foi furtado só pode ter problemas, mas como existe arrependimento, existe esperança.

Não tenho bola de cristal, eu gostaria que o Brasil fosse exemplo nesta Copa, mas não sei se com este povo dá, principalmente porque muita coisa  começou por conta de míseros vinte centavos.



Walmir Santos de Almeida