#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Pelo menos parece que nem tudo está perdido

O
ntem assisti à votação com relação à diminuição da maioridade penal,  ontem fiz um texto com uma crítica ao que foi decidido, então, como fizeram uma manobra para votar o tema novamente, apareceu de novo a esperança de que algo poderia mudar. É lógico que foi uma manobra, a única coisa que fizeram foi mudar um pouco o texto, e o mais marcante foi exclusão do tráfico de drogas como um dos crimes passíveis de serem julgados no caso do menor de 16 e 17 anos, no entanto acredito que ficou de bom tamanho, pois crimes  hediondos foram incluídos, principalmente os crimes contra vida.

         Eu não entendi o posicionamento do governo que ainda é contra a redução da maioridade penal, não sei se o meu pensamento é muito quadrado a ponto de achar que só tinha uma decisão que no meu ponto de vista poderia ser considerada lógica que seria a da redução, eu não aceito que alguém deva ficar impune em caso de crimes hediondos, na verdade, eu considero os políticos em certas posições como acéfalos e que votam em prol de coisas sem sentido pra a população, como aumento de impostos, aumento de salários para os próprios parlamentares, redução de direitos trabalhista, mas no fim das contas, eu vi a Câmara dos Deputados funcionar de forma positiva, mesmo que eu tenha percebido que grande parte dos deputados possuem certa dificuldade em manter o foco, a ponto de se desviarem completamente do assunto em seus discursos.

         O fato é que ainda não é certo que a maioridade penal venha a diminuir, ainda tem mais uma votação na Câmara, ainda tem o Senado e a sanção do executivo, ainda tem um caminho longo que pelo menos não foi impedido.

          Eu acredito que a juventude é o nosso futuro, penso que se deve ampliar as oportunidades, mas enquanto as promessas de melhor educação e de igualdade social não se cumprem,devemos ignorar a violência? O fato é que eu já vi reportagens em que menores criminosos debocham da justiça, talvez um pouco de medo das conseqüências os tornem devidamente mais covardes, mesmo que eu ache que as leis do país sejam brandas demais até para os adultos, enfim, alguma coisa mudou, ainda não estou aplaudindo a atuação da Câmara dos deputados, pois afinal acertar todas e tão difícil quanto errar todas.

         O que me deixa um tanto descontente é que pessoas como Marco Feliciano e Bolsonaro tinham o mesmo posicionamento que eu tinha e me dá certa ojeriza estar no mesmo lado de homofóbicos e racistas, mas neste caso, a minha interpretação talvez fosse diferente, eu quero defender a sociedade, eles querem punir os menores, de qualquer maneira, algo mudou de um dia para o outro e mesmo que a proposta de mudança da Constituição não seja ampla, pelo menos alguma coisa já começou a ser feita.

         Pelo direito dos cidadãos, algo foi feito e penso que o Brasil como um todo possa estar um pouquinho mais aliviado, mas só um pouquinho mesmo, saber que a impunidade não corre solta com relação a crimes graves cometidos por menores, mesmo que falte a observação na prática, já é algo positivo, sendo assim, as vítimas vão ter pelo menos a segurança de que quem era antes inimputável, agora eventualmente possa pagar por cometer um crime hediondo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário