#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

terça-feira, 12 de março de 2013

Aos passos




 
A
inda tenho a mania que me persegue desde a adolescência de querer as coisas na mesma hora como se tudo acontecesse por mágica como se alguém pudesse aprender a tocar piano em poucas horas ou projetar um avião em minutos e nisto tudo acabamos esquecendo o processo e pensando só no resultado. Ninguém é capaz de escrever um romance se ainda não aprendeu a ler, mas para as pessoas que assistem tudo feito, as coisas parecem fáceis.

Não sei se você já teve a experiência de pegar um cabo de vassoura e fingir que está fazendo um solo de guitarra, ou pegar um desodorante, uma caneta, uma escova de dentes ou de cabelo simulando estar cantando em um microfone, nós somos imediatistas em nossos sonhos e metas, mas só com um tempo aprendemos que quando a coisa é séria é necessária alguma dedicação.

Na vida percebi que na maioria das vezes quem se dá melhor é quem persiste e não desiste, mas não com o instinto de teimosia, mas o da dedicação, muitas vezes ficam à frente de quem parece ter uma facilidade natural, mas em contraponto a tudo que fazemos existe uma tendência a querer  tudo para hoje mesmo, pois não se sabe o dia de amanhã e isto não é sentido figurado, é real, pois não somos donos do nosso destino e é natural enxergar o agora sem pensar muito no futuro e este tipo de pensamento ocorre principalmente na adolescência.

Uma maratona começa com o primeiro passo, escrever um livro começa com a primeira letra escrita, com o primeiro pensamento, mas a maioria dos que começam não terminam porque o resultado está no futuro e é por isto que muitos desistem do que estão fazendo para procurar coisas que lhes deem satisfação pessoal ou reconhecimento imediato, às vezes isto acaba em fuga da realidade.

No início de cada ano muitas pessoas fazem um planejamento do que vão fazer, alguns querem emagrecer, outros querem voltar a estudar, alguns preferem se programar para pagar as contas atrasadas, mas o que dá errado é que esquecem o caminho  pensando somente na recompensa no final e nem sequer se dão conta de que as pessoas que conseguem atingir seus objetivos passam por um processo e por uma rotina que tem que ser desenvolvida às vezes com assiduidade.

Não estou querendo ensinar as pessoas a atingirem seus objetivos, pois eu mesmo não tenho uma fórmula para mim, mas o que eu percebi é que as coisas têm que ser feitas aos passos, um de cada vez e que deve existir um objetivo maior, mas tem que existir também intermediários, talvez seja mais fácil pensar em perder duzentos  e cinquenta gramas esta semana do que perder 30 quilos em seis meses, pois sabemos que não dá para perder 30 quilos nas próximas 24 horas e permanecer vivo.

Se quer aprender a fazer embaixadinhas, talvez fazer uma hora por dia, todos os dias. Se quiser aprender corte e costura que estude um pouco todos os dias, ou em dias alternados, se quer estudar computação, ou aprender a tocar um instrumento como a moça da TV, ou o rapaz do vídeo do Youtube, comece devagar. As pessoas começam a se acostumar com a rotina e então esta se torna parte integrante da vida, mas isto leva um tempo, no início sempre existe o esforço, mas no final é só satisfação.

Neste momento, eu estou elaborando um plano porque estou longe da perfeição, vou ver se aproveito mais os momentos em que aprendo ou trabalho para atingir objetivos e ficar consciente que o modo mais fácil de fazer as coisas e ter resultados, é saber que não sou especial, mesmo sendo capaz, e que o tempo deve ser bem aproveitado e o menor dos resultados em busca do objetivo deve ser valorizado com prazer. Enquanto eu não consigo os resultados que eu pretendo, vou ficar aplaudindo a quem já conseguiu chegar.

Já ia me esquecendo: Uma coisa importante também é se afastar dos pessimistas de plantão  e se fixar nos objetivos.

            Vamos à luta? Pode ser em um passo de cada vez?

2 comentários:

  1. Eu tb tenho esta mania, de querer tudo "pra ontem". Eu usava a vassoura como microfone de pé hahaha. Realmente, quando a gente se empenha, há mais chances de se conseguir o que quer, e sim, os pessimistas...longe haha abraço

    ResponderExcluir
  2. O problema é que muitas vezes o para ontem fica para nunca, eu tenho ainda este defeito que estou querendo corrigir, antes tarde do que nunca. Muito obrigado por comentar.

    ResponderExcluir