#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

quinta-feira, 21 de março de 2013

Realidade é um game virtual?


  
       
   A
credito que todos saibamos que a percepção das coisas é individual, e que cada um  tem suas experiências que nunca se repetirão no outro. Não é possível dentro do nosso mundo ocuparmos o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo, portanto não se pode estar no lugar do outro com as mesmas variáveis,  ou seja, cada um tem uma realidade diferente, já percebeu isto? Ninguém que estiver lendo este texto pode estar em um mesmo lugar em uma cadeira de frente ao mesmo computador no mesmo horário e ninguém vai ter as mesmas impressões, alguns vão gostar, outros vão odiar e alguns serão indiferentes.

            A partir do momento em que todos percebemos realidades eminentemente diferentes, como podemos definir qual a coisa real? Qual a vida real? É a minha ou a sua? E como a realidade é algo completamente montada pelo cérebro, o que me garante que você não é produto do meu sonho? Já vi muita gente fazendo este questionamento que me parece não fazer muito sentido, mas ao mesmo tempo não deixa de ser pertinente.

            Penso logo existo (assim diria Descartes), mas não consigo pensar pelos outros, então será que os outros existem ou são fruto apenas de uma aventura minha por um mundo completamente virtual?
            Podemos chegar à conclusão de que a vida é realmente um jogo que parte de uma ilusão do que conseguimos perceber e que as aventuras nos são colocadas e não temos a mínima possibilidade de controle, apenas jogamos, mas o que ou quem realmente joga? Quem programou o jogo?

            Um religioso diria que foi um tal de Deus, mesmo que ele nunca tenha conseguido qualquer pista da existência deste possível ser, talvez um ateu dissesse que é o cérebro, sendo que no frigir dos ovos, isto aparentemente é até mais coerente por uma série de razões, mas se isto é uma verdade então o que dentro do cérebro determina que eu sou eu e você é você senão uma percepção ilusória de que cada um é, isto mesmo, sobre qualquer ponto de vista não é difícil concordar que todo mundo real é completamente virtual, nada é o que percebemos e o que percebemos é diferente do que o outro percebe.

            Qual seria o objetivo deste jogo, já que no final todos os participantes morrem? Alguns acham que seria uma recompensa no final, se vencesse o jogo com determinadas regras, alguns ganhariam o paraíso e se as regras não fossem cumpridas quem perdesse iria para o inferno, para outros, se teria inúmeras vidas no mesmo jogo, então quem morresse teria a chance de continuar tudo só que com outro cenário e entre uma vida e outra ainda teria um tempinho para traçar a estratégia. Outros diriam que existe apenas uma vida: Morreu, acabou tudo e ninguém teria nenhuma chance, o que é possível saber com relação a tudo isto é que ninguém de verdade conhece o objetivo e o resultado do jogo da vida.

            Bom, mas não existe nada real, tudo é imaginário? O que dá para se notar é que existe certa coerência no Cosmos e que apesar do acaso, nada é por acaso, mas isto não significa que os seres humanos saibam as regras, o fato é que pessoas se apegam a crenças de forma a terem que fugir de algo que parece mais com uma realidade com base no que se observa, que muitas vezes não agrada.

            Será que o jogo é o mesmo para uma galinha, uma lesma, um macaco, um cachorro, um porco? Qual o sentido da vida de um porco? Alguns diriam que nenhum, mas então qual seria o sentido da vida de um ser humano? Provavelmente o mesmo de um porco ou um macaco, mas eles iriam para o Paraíso ou para o Inferno?

            Sabe da maior? Eu na verdade não estou agora muito preocupado se estou em uma realidade virtual, pois tenho algumas convicções como todo mundo, mas o que fica claro é que estamos em um jogo onde a realidade não é nada mais que uma interpretação mental e em alguns animais como os humanos, por exemplo, é criada por uma coisa chamada inteligência que está baseada em fragmentos que estão longe de poderem interpretar uma realidade. Mas será que todos estão errados?  Não, nem todos, alguns devem conhecer melhor os parâmetros do jogo, mas não posso dizer que os objetivos sejam todos desvendados.

            Eu aqui só sei de uma coisa: Ainda estou jogando este jogo da vida que se baseia em uma realidade virtual e se existe alguma fase além desta, ou se vou ter novas vidas, isto depende de quem ou o que bolou o jogo, mas assim como penso que um macaco e um frango só morrem uma vez, minha tendência é achar que assim como alguns se deliciam com uma carne de vaca, as bactérias e insetos vão se deliciar com a minha carne quando eu estiver a sete palmos, ou minhas cinzas vão se espalhar ao vento, e muito provavelmente eu nem estarei vendo isto, portanto estou preocupado hoje com a próxima jogada, e não estou querendo que o jogo acabe cedo.

            Para quem entendeu o recado, meus parabéns, pois por mais que o texto pareça maluco, tem um recado nele, e para quem não entendeu parabéns também porque tudo que acabaram de ler é manifestação virtual do cérebro, portanto estarão certos em suas convicções, mesmo que estejam completamente errados, se é que vocês todos existem. Dá para perceber a maluquice?

            Finalizando: Eu ainda estou longe de ser esquizofrênico, o texto é só uma brincadeira para atrapalhar a cabeça, ou não, ou quem sabe estou escrevendo de dentro de um hospício?

4 comentários:

  1. Hahaha bom post. O "x" da questão é que o universo não tem sentido algum, não tem porque de nada. Por exemplo, qual seria o porque de existir um magnetar não tem sentido algum, qual seria a diferença se ele não existice? Nenhuma o universo continuaria seu curso.
    O universo é um verdadeiro zero, ele não utilizou energia nenhuma para se formar, observe que a nossa matéria é formada por energia condensada, e vamos chamar essa energia de positiva. Agora se pegarmos a energia escura que é negativa, e que não está condensada, ou seja, energia positiva e negativa provavelmente estão na mesma medida, logo juntando tudo teríamos um anulamento. O que nos leva a pensar que somos feitos de nada, nos surgimos do nada e provavelmente o universo voltara para o nada.
    Até mesmo o átomo em sua maioria é feito de nada.
    Resumindo o universo é:
    -1(energia escura)+1(energia p)= 0

    ResponderExcluir
  2. A realidade é, que por mais que o texto seja considerado "maluquice" ele é plausível, quantos de nós não paramos pra pensar, quem somos e qual nossa missão nisto que chamamos de terra, teorias já contradizem com tudo que cremos, certa vez li uma teoria similar a esta, que a vida não passa de um jogo, e um ser superior nos controla, este seria Deus?
    Na verdade não há como determinar o que fazemos aqui, ou se isto realmente existe, eu mesmo já imaginei como seria viver a vida de outra pessoa, talvez a sua por exemplo, o que você está fazendo agora? faz algum sentido nós simplesmente vivermos, dentro de um corpo só, dentro de uma mente, eu um único planeta?
    Temos a certeza que está vida acaba, será? Sera que realmente acaba, como citado no texto, qual a próxima fase? Sabemos que vamos chegar ao final desta, mais quem garante o que vem a seguir, ninguém nunca veio e nos contou como funciona este universo, o ser humano simplesmente descobriu, ou será que não, e se tudo que sabemos, se todas as teorias que formamos ao milhares de anos não passarem de ilusão, se tudo que o ser desenvolveu estiver errado?
    Qual será nosso destino, se é que temos um, são tantas perguntas que esperamos o dia da nossa morte para realmente saber o que acontece, mas talvez nunca saibamos. Se isto é uma realidade virtual eu só entendo por que jogamos desta maneira.
    Ao meu ver esta teoria de realidade virtual ainda ira bater de frente com a religião e até mesmo com a teoria da evolução. Mas será que isso importa, será que não é tudo mais uma parte do jogo, acho que seu "desenvolvedor" não quer que saibamos nem seus segredos, nem as regras, quanto mais nossa origem e fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal seu comentário, é por aí mesmo, e quanto a ser virtual, eu poderia complementar dizendo que a realidade que percebemos não é a realidade em si, é só uma compilação do que os nossos sentidos podem captar. Um abração e obrigado por comentar.

      Excluir