#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

quarta-feira, 13 de março de 2013

Violetas azuis e rosas vermelhas



            
O
 ser humano tem a mania de agrupar as coisas através de determinadas características, isto tem sustentação na necessidade de entender de forma mais empírica a realidade da qual pertencemos, de certa forma pelas limitações humanas isto é necessário para que e crie um entendimento mais fácil sobre as coisas que queremos compreender.

            Ao mesmo tempo em que temos o costume de diferenciar e juntar as coisas, temos o mau hábito de atribuir juízo de valores a coisas que em si mesmas não possuem características morais ou de sentido de mais ou menos valia. A cor amarela de um girassol é simplesmente amarela, não é pior ou melhor que outra cor.

            Em nossas separações por características semelhantes, nem sempre é possível isolar grupos, pois os indivíduos possuem aparências iguais e diferentes a  qualquer padrão que se escolha, portanto estas avaliações não podem ser precisas a ponto de isolamento, pois não existe semelhança absoluta entre os indivíduos, até pelo fato de serem indivíduos.

            Quando as atribuições usadas para criação de grupos são apontadas para os humanos, aí nasce o preconceito,  e as pessoas que são escolhidas para determinado grupo tem que pertencer a um padrão, ou tem que aceitar um padrão para considerá-lo como melhor, mesmo que não se faça parte dele, no entanto estas definições são aleatórias e muitas vezes sem propósito coletivo.

            Durante a Renascença, mulheres magras não tinham vez, as gordinhas eram as retratadas, faziam parte das pinturas e das preferências europeias, hoje as gordinhas não tem vez e tem que entrar na ditadura de um padrão, o que poucos conseguem entender é que a diversidade é que mantém a espécie, e por isto as diferenças não podem tomar cunho moral.

            Homossexuais são tratados como gente menor por grande parte das pessoas porque não seguem o padrão. Negros sem dúvida são os mais perseguidos, isto por conta de um passado histórico que nem vale aqui ser esmiuçado. Mulheres sofrem preconceito somente pelo fato de serem mulheres, mas o que têm de diferente? A resposta se encontra na Rosa que nem sempre é rosa e que pode ser amarela, branca, vermelha e até mesmo rosa, ou também nas Violetas que não necessariamente serão sempre da cor violeta, podem também ser azuis sem que isto implique em nenhum tipo de defeito, somente indicando a diversidade.

            Se tudo é diversidade, então quando os conceitos morais devem ser aplicados? Minha resposta a esta questão é de que não existe moral absoluta, nem padrões imutáveis, mas o que se deve ter em mente é o alerta de quando estas diferenças passam a ser entendidas como boas ou ruins, quando simplesmente são o que são de forma completamente inerte, perceptível, mas sem importância. Não estou dizendo que esta indiferença deva ser aplicada às condutas perniciosas ao humano, mas que as diferenças devem ser aceitas.

            Ainda não captei o que o fato de alguém ser homossexual atrapalharia a espécie humana, aliás, muitos dizem que o planeta já tem muita gente, e concordando ou não com isto é claro que a humanidade não está ameaçada pela homossexualidade. Não sei o que transformaria um negro pior do que qualquer outro, já que sabemos que não existem genes raciais, portanto a questão é somente a cor da pele, ou junção de características físicas que nada tem a ver com conceitos de valia. Não sei o porquê de ainda se tratar a mulher como algo inferior, quando ao contrário do alegado, todos os seres humanos lhe devem a vida.

            O que envolve questões morais são as coisas que nos prejudicam como pessoas, são as armadilhas feitas pelo intelecto, talvez também a busca de prazer desenfreada que provavelmente  nem seja negativa em si, mas nas consequências pessoais e coletivas que determinam. O importante é entender que pura visão por determinação arbitrária, e por agrupamento de características semelhantes em nossos companheiros de existência, pode servir somente  para dividir a grande família humana.

2 comentários: