#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

quinta-feira, 28 de março de 2013

Onde estamos dentro de nós? (Giro Angular)


             
     
V
ou falar de uma parte de cérebro que nos faz  sair do corpo literalmente, esta estrutura cerebral já causou muita confusão para alguns místicos, pois sensações de sair do corpo, ou de permanência de membros amputados são manifestações  do que esta parte de córtex cerebral, que está localizada no lobo parietal pode causar.

            Será que você já se sentiu levitando quando fez uma tomografia? Já se sentiu fora do corpo, ou tentou pegar alguma coisa e a distância estava diferente do que você percebia? Não, não é sua alma saindo do corpo é só manifestação cerebral, esta parte do cérebro é sensível à eletricidade e por consequência também a manifestações magnéticas podendo criar a sensação de voo e levitação.

            Uma corrente elétrica pode causar a sensação de saída do corpo. Em 2002 um neurologista suíço de nome Olaf Blanke, que trabalhava no Hospital Universitário de Genebra, ao fazer uma cirurgia em uma paciente que sofria de epilepsia, ao estimular o giro angular direito, provocou nela a sensação de estar flutuando enquanto o corpo permanecia no mesmo lugar.

            Para que entenda melhor, esta região do cérebro tem a função de determinar sua percepção espacial, servindo  para indicar onde está o seu corpo e você dentro dele, é uma estrutura física que não tem nada a ver com misticismo.

            Tudo funciona mais ou menos da seguinte forma: No seu cérebro existe um mapeamento de você que determina onde estão suas pernas, seus braços, sua barriga, etc., então no caso de membros amputados muitas vezes as pessoas continuam sentido que aquele membro existe, e podem inclusive sentir o tato e dores, isto mesmo! Alguém que perdeu uma perna pode continuar sentindo que ainda tem, pois este mapeamento não se desfaz com a perda do membro, é como ele ainda existisse.

            Alguns menos desavisados com base em sua crença dizem que o fenômeno dos membros amputados existe porque teríamos um corpo astral e quando o membro é perdido, este corpo astral não muda a forma, na verdade a Ciência já desvendou isto e o simples uso da Navalha de Ockham também conhecido como Principio da Economia que determina que se existem duas explicações para o mesmo fenômeno, a mais simples tem maior probabilidade de ser a correta,  já serve para descartar qualquer alegação mitológica, mesmo porque dentro da metodologia científica atual através das definições de Popper, algo científico tem que ser refutável e falseável, sendo assim,  a explicação científica dentro das estruturas da lógica é completamente adequada, enquanto a mística não apresenta mais do que uma fantasia.

            Este texto é só uma crônica que não pretende se aprofundar no assunto, mas grade parte das alegações da existência de alma, de viagens fora do corpo tem origem em fenômenos naturais e da interpretação do cérebro em relação ao ambiente, como por exemplo, a tal catalepsia projetiva que é colocada como algo sobrenatural e não é nada mais nada menos que a conhecida catalepsia do sono, amplamente explicada em revistas científicas que não é somente um mecanismo que impede que você vivencie o sonho, ou seja, se, por exemplo, você estiver sonhando que está andando na rua, que você não saia andando dormindo da cama, mas sabemos que nem sempre este mecanismo funciona, pois existe o sonambulismo.

            Ainda estamos descobrindo como funciona o cérebro, e sabemos que algumas coisas como visualização de espíritos funcionam através de rotinas mentais já conhecidas; existe até uma máquina que chamam de The God Helmet (O capacete de Deus) que através de ondas eletromagnéticas estimula centros do cérebro, dentre eles o giro angular; este aparelho faz com que pessoas sintam presença de algo ou alguém onde não existe ninguém, faz com que as pessoas se sintam flutuando, tudo isto com estimulo eletromagnético. Para quem entende um pouquinho de eletrônica, fica fácil perceber o que acontece, pois eletromagnetismo induz corrente elétrica, neste caso diretamente no cérebro, assim como corrente elétrica induz eletromagnetismo, então este capacete não faz nada além de estimular um leve choque no lobo parietal e temporal produzindo a mesma experiência do doutor Olaf Blanke com a paciente epilética.

            Longe de querer esgotar o assunto, pois ele é extenso e daria para escrever um livro, o foco principal deste texto é dizer que as explicações místicas estão cada vez mais abandonadas pelo simples exercício da razão, e de que não devemos nos impressionar por mágicas, muitas vezes mal feitas por profetas, por adivinhos, por médiuns, mesmo que eles próprios acreditem nas suas verdades místicas, pois o conhecimento humano avança jogando estas crenças para o poço da incoerência.

Se você entende Inglês, este links abaixo servem para que você confira algumas partes abordadas no texto.

O link abaixo fala sobre o "The God Helmet" (O capacete de Deus), que faz com que pessoas se sintam levitando fora do corpo e com a presença de entidades em uma sala vazia.


O link abaixo com o Título "The Secret You" (O Você Secreto) descreve algumas particularidades do cérebro, como se sentir fora dele, ou o fato do subconsciente agir antes do consciente permitindo aos neurologistas saberem com uma diferença de até seis segundos qual a decisão entre as escolhas de sim ou não o repórter escolheria.  



Peço desculpas por neste momento não ter tempo de traduzir os dois vídeos.

Um abraço!




2 comentários:

  1. Respostas
    1. O conceito de ondas escalares é bem esquisito. Como podem ser ondas se não possuem frequência? É mais uma coisa holística que científica, anda inventando coisas onde não existem. Quando alguém fala de velocidade acima da luz, com coisas que desafiam a relatividade de Einstein eu fico imaginando que é simplesmente invenção, cientificamente até hoje nunca foi descoberto nada que tenha velocidade superior a da luz. A teoria da relatividade continua sendo verdadeira e mistura ciência com não ciência, não é algo salutar. Ondas escalares além de não ter nada a ver com o tema, não são aceitas pela ciência oficial e é muito estranho, algo que não é onda ser chamado de onda, vamos parar de inventar ciência, a questão aqui não é mística, o giro angular existe, ondas escalares são só imaginação mística, mas valeu pelo comentário, trouxe uma nova questão, eu pessoalmente não acredito na existência destas tais ondas que não são ondas.

      Excluir