#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

quarta-feira, 27 de março de 2013

Uma grande invenção





H
á pouco tempo eu estava navegando na Internet e encontrei um vídeo que falava de uma coisa espetacular, revolucionária, eu assisti ao vídeo, e esta criação não era nada mais na menos que um programa de computador que fazia a identificação da presença de espíritos.

No vídeo havia uma explicação de como funcionava o programa, sendo que a base era simples, era a geração de números randômicos, sendo que estes números dependendo do valor, segundo os criadores identifica se existe ou não um espírito presente.

Na minha mania de ser racional, eu comecei a pensar sobre este grande invento e cheguei à conclusão que era uma tremenda de uma estupidez, já que computadores são incapazes de gerar números randômicos, eles só geram pseudorrandômicos que levam sempre em conta uma fórmula matemática pré-definida, portanto, são randômicos para o observador, mas não o são para a própria fórmula.

Veio em minha cabeça uma interpretação do absurdo, ou seja, de que espíritos para estas pessoas eram regidos por determinação matemática, mas aí eu lembrei que eles não poderiam chegar a esta conclusão, pois tudo o que fizeram só se baseava na ignorância.
O perigo de pensamentos obtusos sem qualquer base na realidade é o de inventar um mundo que na verdade está somente na imaginação, e ao mesmo tempo acreditar que aquela percepção equivocada é a mais pura definição do real.

Muitos acreditam em espíritos e até veem, só que posso fazer uma pergunta com relação a isto: Do que difere a crença e a conversa com espíritos de qualquer sintoma de esquizofrenia?  O que me garante que médiuns não sejam simplesmente doentes mentais?

Você confiaria a sua vida a um esquizofrênico que quisesse fazer qualquer operação espiritual? O incrível de tudo isto é que sem qualquer tipo de comprovação científica, ou mesmo qualquer tipo de observação natural, pessoas levadas pelo motor dos desesperos e pela falta de entendimento dos caminhos da vida, acreditam piamente no imponderável, talvez por uma questão de esperança e pela realidade não mais oferecer respostas que possam captar dentro de suas limitações.

Qual a diferença em acreditar em programas de computador que não indicam absolutamente nada, ou em espíritos que não se apresentam, ou que podem ser simplesmente explicados pelos mais simples fenômenos naturais? O que existe na realidade é uma necessidade imensa em acreditar no fantástico, no inexplicável.

Existe coisa mais espiritual do que um controle remoto? Já pensou que ninguém vê nada saindo do aparelho e ele muda o canal da TV? Desliga, liga, permite ajustes, mas todos nós sabemos que não tem nenhum espírito fazendo isto, sendo que este saber é possível pela honestidade da ciência, mas imagine se esta fosse usada para enganar as pessoas, certamente, já existiria a certeza científica de espíritos nos rondando.

Já pensou em espíritos te observando quando você estivesse no banheiro, ou o espírito de um parente de seu chefe ouvindo a sua conversa quando você fala mal do dele? Será que depois que você morrer este espírito vai lhe dar uma bronca? Já percebeu que esta conversa poderia ser travada entre dois doentes mentais?

O que separa a crença em espíritos da insanidade mental? A linha é muito tênue, mas apenas olhando os resultados, o que dá para perceber é que o cérebro tende às vezes ao fantástico, ao imaginário, aos fenômenos às vezes sem qualquer tipo de veracidade, talvez isto mostre o quanto o ser humano é egoísta até em sua percepção sobre o mundo, e isto determina que a vontade humana por vezes é mais poderosa que a percepção dos fatos.

Existem espíritos? Até agora nem uma pista que existam, mas tem gente escrevendo cartas, incorporando,  adivinhando, mas utilizando somente um instrumento concreto que é a própria mente humana.

Só espero que um espírito não venha hoje pegar no meu pé quando eu estiver dormindo, pensando bem: Sem chance.


4 comentários:

  1. É, e o que te garante, na sua visão cética, que os esquizofrênicos, os doentes "mentais", não são médiuns? Muita pretensão achar que sua opinião é a única e válida. Preconceituosos e fanáticos por si mesmos existem aos milhares, não não será sua visão particular que irá mudar o que ninguém, muito menos você com sua visão estreita sobre a questão espiritual, pode provar apenas por palavras jogadas ao acaso. Insanidade mental é ter a mente fechada e colocar coisas como verdadeiras na sua própria concepção, onde o ego fala mais alto que seria necessário para simplesmente ficar de boca fechada. Esse texto não passa de simples cópia trabalhada dos pensamentos iguais de idiotas idem. Até admirava seus textos, mas agora você provou que é apenas mais um entre tantos fanáticos que vicejam por aí e aqui. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, minha visão não é estreita, já li livros espíritas como, por exemplo, o Livro dos Espíritos, o Evangelho Segundo o Espiritismo, livros com assuntos correlatos como Vida Após a Vida, Viagem Astral, etc.. Já participei por dois anos do grupo viagemastral.com, já frequentei a Federação Espírita, tudo em busca de respostas, a resposta mais óbvia é de que não existem espíritos e eu não estou tirando esta opinião do nada, tudo não passa da mais pura imaginação. Não tem nada de cópia de nenhum lugar, o texto se baseia na minha experiência pessoal, na reflexão de anos e não tem nada de fanatismo, pois eu gostaria que realmente fossemos espíritos e que depois desta vida houvesse mais alguma coisa, mas o que eu posso constatar é que não existe e isto não é chute, pesquisei sobre artigos científicos sobre o fato e não existe nenhum que possa se considerar sério.

      Não, não sou fanático, meu problema talvez seja procurar as respostas e as verdades, mesmo que doam.

      Quanto a gostar dos textos, eu agradeço, e gostaria que entendesse uma coisa: Respeito a sua opinião, muito embora não possa concordar com ela, mas de qualquer forma não vejo como as pessoas concordarem em todos os aspectos, as diferenças existem e o confronto saudável só leva ao crescimento. Me passe suas informações sobre a existência de espírito de forma científica que eu posso até aceitar a sua crença, mas por enquanto posso lhe afirmar que tenho experiência bastante para escrever o que escrevi no texto, não é chute, espíritos não existem, o que existe é confirmation bias, leitura fria, análise de fatos antes do suposto fenômeno espírita e por aí vai, e isto vem sendo desmascarado o tempo todo. Repito: Respeito seu ponto de vista, mas estou longe de concordar, se quer abrir o debate estou pronto para debater de forma amistosa, se quiser manter suas convicções então ótimo, mas não adianta me acusar de ser ou fazer o que eu não fiz nem sou. Gostaria que continuasse a ler meus textos, e agradeço por ter lido alguns. Um abraço!

      Excluir
  2. Walmir;
    Toda pessoa com o mental desenvolvido, e este é o seu caso, apresenta muita dificuldade para aceitar coisas intangíveis e não provadas pela ciência. Eu sei porque sou do mesmo time. Contudo , na minha vida já passei por experiências que me fizeram dar o braço a torcer.
    A nossa ciência, nesses assuntos, ainda é incipiente, tem muito que evoluir.
    Somado à falta de ferramentas científicas para medição de certos fenômenos, ainda existe a picaretagem. Ela existe em todo lado, incluindo centros espíritas, ou talvez ingenuidade de muitos que se deixam levar pelo deslumbramento.
    Eu já convivi com pessoas que têm dons psíquicos desenvolvidos e constatei que muitas vezes se deixam enganar. Isso não quer dizer que não existam espíritos ou que viagem astral seja imaginação, por exemplo.
    Sou formada em psicologia, sei diferenciar loucura de mediunidade, como também décadas de pesquisa sobre assuntos considerados místicos.
    Cada um tem a sua opinião e respeito, mas não se omita à uma reflexão mais demorada, ok?

    ResponderExcluir
  3. Atena, eu coaduno com parte do seu pensamento, mas a ciência passa por um pressuposto simples na metodologia científica: Se não se constata os fenômenos, as explicações para eles não existem, não são plausíveis e simplesmente se ignora, o problema não está na explicação, mas na inexistência ou na suposta impossibilidade de demonstração por parte de quem alega os fenômenos.

    O fato é que não existem fenômenos supostamente espirituais que não possuam explicações científicas, não existe a estória que é recorrente de que a ciência não pode contestar, eu posso lhe dizer com certeza que pode. Eu vou fazer um texto amanhã sobre viagem astral, mapeamento do corpo, etc. para que alguns entendam que existem explicações sobre isto, incluindo a possibilidade das pessoas se sentirem em outro corpo, e também serem seus avatares, isto não é só coisa de cinema não (se é que viu o filme), já existem estudos para que a pessoas se transfira para um mundo virtual sendo seu próprio avatar em jogos e isto não significa que a pessoa saia do corpo, é somente atividade cerebral, vou ser sucinto no texto, mas vou abordar o tema.

    Diferentemente do que alguns estão imaginando, eu tenho um certo conhecimento sobre o assunto e não estou nas fases iniciais de entendimento. Agradeço seu conselho, mas a minha reflexão foi muito demorada, inclusive já fiz viagens astrais e procurei a explicação e só encontrei na Ciência. Um abraço.

    ResponderExcluir