#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

sexta-feira, 8 de março de 2013

Qual mundo é o virtual?


            
J
á virou mania dos programas jornalísticos no Brasil o uso da expressão “Mundo Virtual”, mas que mundo virtual é este? Seria um mundo paralelo distante da realidade, onde as pessoas estariam afastadas de um suposto mundo real? Onde a verdade não aparecesse, ou fosse algo no mundo da imaginação, pois então será que eles estão falando de quê?

            Em um mundo virtual, as pessoas não seriam pessoas, seriam frutos de uma encenação, ou de um reflexo de algo que não se apresenta no mundo real? Será que podemos dizer então que novelas representam um mundo virtual, algo intocável, inatingível? As novelas brasileiras pelo que se saiba, apresentam o Brasil como se aqui fosse a Europa, onde até personagens da Índia têm todos a pele clara. Nas novelas a grande maioria é de ricos, e as tramas são superficiais, o mocinho sempre ganha, então será que este seria um mundo virtual que não se representa? Com certeza, pois é um mundo que não é nosso, do qual não participamos, é apenas uma imitação remendada de um mundo real.

            Será que o mundo real é aquele de falcatruas televisivas que interferem diretamente na política e depois ainda querem o direito da livre imprensa, só para retirar a liberdade de pensamento de incautos inocentes, será que a deturpação dos veículos de massa representa a realidade, ou um mundo que poderosos querem que enxerguemos? Será então que o jornalismo não seria este mundo real?

            Dentro do nosso inconsciente coletivo, o mundo que é apresentado na telinha é o mundo real? Um mundo onde se ignora o preconceito, um mundo onde se dá dinheiro para acéfalos participantes de um reality show? Onde valores humanos são desconsiderados em benefício da exaltação da vaidade excessiva, como se estes humanos que também defecam e também vomitam quando passam mal se colocassem em uma redoma para serem adorados, sendo que o máximo que fazem é fingir um mundo real?

            O mais estranho é que o que eles chamam de mundo virtual, é um local onde as pessoas expressam seus talentos reprimidos, sua indignação ou revolta, mostram seus mundos reais muitas vezes ao vivo e a cores até para serem expostos para todo o planeta. Não consigo ver nada mais real do que este mundo que eles chamam de virtual.

            Você já percebeu que a Internet tem se tornado um mundo muito mais real do que a televisão apresenta? Os telejornais passaram a apresentar a notícia atrasada, ou nem mostram a notícia que interessa, a TV está cada vez mais longe das pessoas, pois possui um conteúdo manipulado por uma minoria. No chamado mundo virtual cada um é cada um.

            No que chamam de mundo virtual dá para ver gente chorando, sorrindo, pedindo ajuda, fazendo bobagens, dizendo bobagens, mostrando coisas triviais, demonstrando conhecimentos profundos. Neste mundo as pessoas se misturam sejam para o bem ou para o mal, mas  não são bonecos, têm opinião própria se manifestam e se encontram em qualquer lugar do mundo que estejam e conversam pelo Skype, MSN, alguns expõem até a intimidade no Facebook, seguem seus ídolos no Twitter, mostram desde vídeo de gatinho até teorias científicas no Youtube, então onde está o mundo virtual? Não existe nada mais real do que a Internet, as novelas na rede mundial são da vida real, com personagens reais.

            O mundo virtual é o que nos apresentaram à vida toda, a diferença é que mentiras e bobagens ditas na televisão na maioria das vezes têm status de verdade, enquanto as mentiras e bobagens na net são mentiras e bobagens, e por mais incrível que pareça, tem sempre alguém para ver, ouvir ou ler as suas mensagens, mesmo que seja para ofender ou ser ofendido, todo mundo pode ser notado.

            Internet é o mundo real, no mundo das grandes redes midiáticas, tudo possui interesse e propósito; notícias são manipuladas intencionalmente ou não, juízo de valores são impostos independentemente do avanço moral da sociedade. Eu acredito que a imprensa está ficando cada vez mais para trás do que eles chamam de mundo virtual, pois no suposto mundo virtual é onde as verdades aparecem nuas, quase sem roteiros, a vida aparece como é na realidade, sendo assim, já tenho conceito de mundo virtual, o mundo virtual hoje é o que se vê nas telas de TV, e não a experiência que se tem pela  tela de um computador. Que viva então a revolução, pois nós somos esta revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário