#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

segunda-feira, 18 de março de 2013

Nas sombras do passado



             
P
or mais que novas gerações tentem desprezar as antigas, não existe a possibilidade de se começar do nada, pois tudo o que temos hoje seguiu um caminho, e as novas gerações passam a simplesmente seguir o que já foi feito, mas também colocando um algo a mais para as futuras gerações.

            Quem acha legal tomar Coca Cola, não sabe que a versão não alcoólica é de 1886 criada por John Pemberton  e a marca foi registrada em 1893, mas é uma bebida consumida pelos jovens até hoje. Quem hoje admira os produtos da Apple não se liga que ela começou em 1976 com Steve Jobs e Steve Wosniak. Quem adora Rock nem se preocupou em saber que sua origem e popularidade vêm desde o final da década de 1940, criado pelos negros americanos, como a maioria dos gêneros musicais populares e de mais sucesso de hoje.

            Na verdade o que dá para se concluir é que o novo é velho, pois sempre existe a releitura, e algumas coisas mais velhas determinam feitos até mais notáveis que os de hoje, o que pode se tomar como exemplo é o fato de que a última vez que o homem pisou na Lua foi em 1972, de lá para cá não houve mais interesse, mas os jovens de hoje nunca tiveram a oportunidade de acompanhar um pouso lunar (devo confessar que eu também não).

            O fato é que hoje estamos fazendo o amanhã, mas estamos roubando coisas do passado, inclusive as gírias, noutro dia eu estive em site e havia um tema que falava sobre expressões de gíria, então eu fui ver o que tinha de novo, e para minha quase surpresa, não vi novidade alguma, eu só não entendo quando adolescentes chamam os outros de coroa e entendem como termo pejorativo, quando na verdade seria um belo de um elogio a alguém que conseguiu sobreviver apesar da violência e das coisas perigosas que nos cercam durante a vida.

            Uma coisa importante é também saber que as senhoras e senhores de cabelos grisalhos vivenciaram a maior parte das experiências que os mais novatos experimentaram hoje, com o benefício da bagagem que adquiriram através do passado, e não é raro entender que dentre os cabeças de bagre estão a maioria de jovens que precisam às vezes entender que tem gente que já passou pelas experiências que eles estão vivendo, portanto sabem melhor as consequências. 

            Para quem é mais novo no planeta, o que existe é sombra e água fresca. Já pensou ter que inventar a fala, a escrita, os computadores, os automóveis, começar a aprender a usar o fogo, ou mesmo polir uma pedra? Quem chega mais tarde só desfruta do que os outros fizeram, não é preciso passar dias em um laboratório para inventar a lâmpada, ou inventar o chuveiro quente, ou o ar condicionado, basta ir ali e usar quando disponível; até a possibilidade de andar pela calçada é coisa que os velhinhos deixaram.

            Procure o novo em cada coisa, e vai encontrar o velho, afinal de contas, Legião Urbana e Capital Inicial ainda fazem sucesso e em programas de talentos como American Idols, jovens de 15 e 17 anos ainda cantam músicas que foram cantadas por Frank Sinatra, e o melhor guitarrista que se conhece ainda acham que é Jimi Hendrix, portanto ,  quando chegar a pensar que alguma coisa é realmente nova, perceba que aquela Ferrari que você admira já teve origem há tempos, lembre que  a companhia foi fundada por  Enzo Ferrari em 1929, e indo um pouquinho mais atrás, veja que os carros motorizados começaram a ser produzidos em 1885, sem falar no avião, no motor a jato, ou seja, tudo velharia e é sobre este tipo de velharia que repousam na mais completa ociosidade os tens de hoje. Quem sabe continuando na sombra dos que vieram antes eles não venham a criar algo novo para que quem for mais novo ainda possa desfrutar sem ter que penar muito ou quebrar a cabeça, então que VIVA O ANTIGO, pois sem ele o novo não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário