#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

sábado, 23 de março de 2013

Para onde a música nos leva?




             
   S
ons se propagando pelo ar entram em nossos ouvidos e nos trazem as mais variadas sensações. Mas de onde surge esta mágica capaz de mexer com nossos pensamentos e sentimentos, por que a música trás prazer?

            O que nos diz a música parece que está relacionado às nossas perspectivas e ao nosso ambiente em geral, alguns gostam de música clássica, outros de Rock, Samba, Música Sertaneja, Axé, etc., alguns preferem artistas nacionais outros internacionais, alguns se contentam com qualquer barulho mesmo, mas de onde aparece está sintonia entre a vivência de cada um e as notas musicais?

            O que significa sentir a música? O que nos faz ter reações tão diferentes, pois para alguns ouvir Bach pode ser estar em êxtase, mas para outros pode parecer uma música chata, para outros um rock pauleira pode servir para se movimentar, muitos acham insuportável, pensam que é barulho puro.

            O que podemos constatar é que de alguma forma sons ritmados e com certa repetição produzem  uma  sensibilidade que se torna agradável e invade a mente sendo que esta produz os mais diversos tipos de respostas, como se existisse algum mecanismo que estimulasse determinadas áreas no cérebro. Eu queria evitar falar de algo mais científico como, por exemplo, frequência de ressonância, mas nós sabemos que o som pode, por exemplo, quebrar uma taça. Será que a música atinge variadas frequências de ressonância que atingem áreas do cérebro ou do próprio corpo?

            É intrigante como funciona esta viagem pelo som, alguns dizem que esta percepção vem da alma, mas como cada vez mais a alma vai se aproximando do corpo devido às descobertas da neurociência, é mais fácil tentar entender como algo relativo à parte física, no entanto, como o intrigante é o fenômeno e não a sua explicação, talvez ser menos pragmático e mais subjetivo nos passe o um lado quase encantado desta percepção.         
           
            Até para a Ciência hoje é um mistério do por que sons com certa harmonia criem aspectos ambientais tão representativos que são capazes de mudar o humor de uma pessoa, levando ao pranto ou incentivo à ação. Música acalma os animais e isto de certa forma é uma demonstração de que o processo não é  sempre racional; canções também podem interferir no crescimento de plantas, então será que é somente a vibração? Mas e se for, como isto funciona?

            Se não dá ainda para entender como o organismo se manifesta em função de um ritmo sonoro, de qualquer forma o que se sabe é que a música certa pode fazer bem as pessoas, podendo inspirar,  reunir, trazer recordações, levar à ação.
            Independentemente do tipo que se prefira ou da complexidade melódica, a música vem nos acompanhando desde os primórdios, seja na batida do tambor ou em uma grande orquestra sinfônica, nos envolvemos com algo que nem sabemos bem o que é, mas que muitas vezes nos leva além do pensamento, além de onde estamos.
           
            Que continuemos a desfrutar de prazeres que consideramos simples que nem sequer precisam ser racionalizados, mas meramente sentidos, e que isto permaneça fazendo parte dos nossos caminhos pelas ondas da vida.

2 comentários:

  1. Muito legal ... Vou compartilhar e colocar seu endereço. Se puder acessa o meu vamos trocando idéias. Tudo de bom http://pensamentosubliminar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido pelo elogio. Vou dar uma olhada agora no seu Blog. Um grande abraço!

      Excluir