#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

quinta-feira, 14 de março de 2013

Quando acreditar não cura



N
a ciência existem evidências que são denominadas de anedóticas, isto significa que elas são apenas relatos sobre determinado fato, normalmente de cunho pessoal e isto não tem validade científica, existem várias razões plausíveis para que isto seja assim, dentre elas é que uma experiência pessoal parte de interpretação e conclusões pessoais que podem ser contaminadas com a crença,  com a ignorância, ou ambas.

Não é segredo que religiosos declaram a possibilidade de cura espiritual, mas não se engane, apesar da propaganda estas coisas não funcionam e isto se torna cada vez mais um problema, algo perigoso que deve ser analisado com certa coerência, pois pessoas estão se prejudicando com isto.

Um caso mais ou menos difundido é o da filha do jogador Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, filha que ele não reconheceu espontaneamente, sendo que ela sofria de câncer e estava em tratamento, e o pastor a convenceu de que a fé poderia curá-la e que ela poderia se considerar curada do câncer, por conta disto ela interrompeu o tratamento e acabou morrendo, é lógico que em casos como este os pastores se omitem da responsabilidade e a culpa acaba sendo da própria vítima, ou porque supostamente não teve fé suficiente, ou porque o pastor não pode controlar a vida dos outros.

Fora os casos de repercussão na mídia de massa, os fatos caseiros são muito mais constantes; eu mesmo tenho um amigo que passou por este tipo de coisa e a vítima foi a própria mãe. Este meu amigo diante da recusa de tratamento da mãe que dizia que a fé iria curá-la, foi procurar o pastor da igreja que a mãe frequentava para uma conversa, e ele e o irmão solicitaram educadamente que o pastor conversasse com a mãe deles para que ela mudasse de ideia e voltasse ao tratamento, o pastor disse que no culto se pronunciaria sobre o ocorrido.  O que o pastor fez foi exatamente o contrário do que esperavam, ele afirmou que a mãe deles iria se curar pela fé e que não precisaria de tratamento médico, neste momento meus dois amigos subiram no palanque e deram uma bela surra no pastor, só que isto não adiantou muito, a mãe não continuou o tratamento e morreu de câncer.

Vários estudos científicos já foram feitos com relação à cura pela fé, e em alguns ficou comprovado que em média se uma pessoa recebe orações e não fica sabendo, isto não altera em nada o estado de saúde, mas se fica sabendo que estão orando por ela, normalmente a pessoa piora, seria preciso uma análise mais criteriosa do por que deste resultado, mas isto não é função desta crônica, o que me intriga é a ausência de questionamento sobre os fatos que são demonstrados de forma correta e verdadeira.
Não aceito a ideia de alguém se achar o enviado superior capaz de fazer mágicas que na prática não funcionam, não entendo como pessoas que mal sabem ler e escrever se acham na possibilidade de saber mais do que a medicina, o grande problema nisto tudo é que mesmo que tudo seja desmascarado, ainda persistem em enviar uma mensagem errada para o povo.

Acredito na liberdade de crença dos outros, mas não acredito em liberdade para se fazer promessas que nunca serão cumpridas, portanto, dá próxima vez que um pastor lhe disser que sua fé pode trazer-lhe a cura, você pode confiar no seu Deus, mas por precaução não interrompa o tratamento, quem sabe o próprio tratamento não seja a tal obra divina, e mesmo que eu não acredite nisto, você tem a liberdade em acreditar, pois se Deus na sua interpretação fez os homens e também possibilitou que criassem a medicina, talvez o médico esteja agindo em nome de Deus e quanto ao seu pastor ignorante, o que se pode dizer é que nunca na história de medicina até hoje nenhuma pessoa foi curada única e exclusivamente pela fé segundo o que demonstram os métodos científicos, mas em todo o caso, visite o seu médico e se seu pastor lhe disser que Deus vai lhe curar pela fé, uma boa resposta seria: “Pastor eu tenho certeza disto, os médicos são os representantes da cura pelo meu Deus e com a fé que eu tenho em Deus, vou usar os instrumentos dele para que se eu merecer a cura eu a alcance”. Lembre-se: Nenhum líder religioso é médico por acreditar em um ser supremo, são necessários vários anos de estudo e residência para se tornarem médicos reis.

Pessoalmente eu sei que fé pura e simplesmente não tem poder de cura, mas respeitando a sua crença, por favor, diante de um câncer, ou qualquer doença, procure sempre um médico, metástase não regride com orações pelo que se saiba até hoje, e para a Ciência, os testemunhos não são provas, neste caso estou do lado da racionalidade.

5 comentários:

  1. Compartilho esse mesmo pensamento,o criador nos deu a vida e as ferramentas para mante-la.(medicina)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela lógica do texto. Belíssimo!!! Pena que a minoria das pessoas terão acesso....e ainda assim bem poucos entenderão e continuarão na sua mais perfeita ignorância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se começarem a espalhar, mais terão acesso, de qualquer maneira é melhor que poucos vejam do que ninguém veja. Agradeço muito seu comentário. Um abraço!

      Excluir
  3. Deuses foram inventado para explicar o mistério.
    Deus é sempre inventado para explicar essas coisas que você não entende.
    Mas quando você finalmente descobre como algo funciona, você não precisa mais dele para este assunto.
    Mas você precisa dele pros outros mistérios.
    Portanto você o deixa para criar o universo - porque ainda não descobrimos isso ainda.
    Você precisa dele pra compreender essas coisas que você não crê que a ciência irá explicar, tal como a consciência, ou por que você vive apenas um certo período de tempo – vida e morte.
    Coisas como essas. Deus está sempre associado com essas coisas que você ainda não compreende.
    Já a verdade não tem que ser aceita com fé.
    Os cientistas não seguram suas mãos todo Domingo, cantando: “Sim a gravidade é real! Eu vou ter fé! Eu vou ser forte! Amem".

    ResponderExcluir