#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

terça-feira, 26 de março de 2013

Interpetando a Bibra Sargada (Interpretando a Bíblia Sagrada)

        
    
   N
ão é raro encontrar pessoas na rua com uma Bíblia debaixo do braço, sendo que pregação se encontra em qualquer lugar, mas como muitos dizem, a interpretação da Bíblia é completamente subjetiva, então como dar crédito a quem às vezes demonstra que sequer soube ler o que deveria ter lido?

            A Bíblia é desodorante de crente,  só serve para ficar embaixo do sovaco, só pode ser! Pois é difícil acreditar que muitos crentes a tenham pelo menos folheado, principalmente por que não tem figuras, aliás, conheço vários cristãos e até hoje nunca vi pessoalmente um que o tenha feito isto pelo menos com isenção. A Bíblia se torna um troféu sagrado em que não é permitido sequer ler, sendo assim não é difícil interpretar que ela diz o que não diz, ou que ela não diz o que diz. Confuso? Não, não é confusão, é loucura mesmo.

            Não deve ser novidade para ninguém que pastores analfabetos ou semianalfabetos existem aos montes, e mesmo assim tem gente que diante de uma louvação, consegue parar para ouvir, mas poucos parecem interpretar que muitas das coisas ditas sequer são racionais. Já fui parado na rua, e então ouvi a seguinte pérola: “O homem não veio do macaco, porque até agora não vi nenhum macaco virar homem”, evidentemente não dei atenção, mas o cidadão falava com tanta propriedade que até parecia ter feito um pós-doutorado em Harvard, com isto não quero dizer que não existam incautos em Harvard, pois a praga religiosa está em qualquer lugar.

            Eu já ouvi falar em Hermenêutica e que a Bíblia precisa ser interpretada, mas então vejamos: No livro mais impresso de todos os tempos, em diversas línguas e que muitas pessoas possuem, tem coisas escritas que quem adquire não pode entender? Curioso isto, levando-se em conta que quem escreveu, segundo a interpretação dos religiosos, foram homens inspirados por Deus, sendo que alguns dizem que foi o próprio Deus.

            Que sentido faz em pleno o século XXI que um tal de Deus deixe circular um livro onde o que está escrito não é o que está escrito, e que este cara  tenha permitido os mais diversos erros de interpretação?  Desde fatos supostamente históricos que se contradizem entre si, até erro  na tradução de textos antigos, tudo é desculpa, portanto peço a Deus que faça um recall da Bíblia por defeito de fabricação, mas anuncie na televisão porque atinge mais rápido aos consumidores, pois existem meios mais eficientes que os da Idade Média.

            A Bíblia é provavelmente um dos livros mais mal escritos da história da humanidade, e é com certeza o pior escrito dentre os mais publicados, mas faz sucesso, pois afinal de contas para interpretar a Bibra, não é preciso nem saber ler, pois parece que o conhecimento passa por osmose através das axilas  dos crentes e chega até o cérebro, eu na verdade não tenho a mínima ideia de como isto acontece, mas como Deus é milagroso, talvez não seja mesmo necessário ler.

            Eu aqui no meu mundo real, penso que livros sagrados são apenas uma manifestação da ignorância humana, pois todos os livros um dia serão frutos desta ignorância se acreditarmos que existe evolução da sociedade, sendo assim, livros velhos mesmo que possuam algum conhecimento válido, um dia serão velhos e os conceitos poderão nem mais existir, pois para os dias de hoje, até Sócrates e Platão disseram coisas que já foram superadas pelas novas manifestações de conhecimento.

            Será que ainda estamos na transição da Renascença e nos afastando do Teocentrismo e nem percebemos? Será que isto é um destino humano, o de acreditar que estamos fadados a aceitar a ignorância por parte de alguns que insistem em permanecer na Idade das Trevas?

            Se lermos a Bíblia como um livro arcaico, escrito por pessoas em uma ocasião onde a moral era outra, onde comer frutos do mar era abominação, matar um filho malcriado era aconselhado, exterminar homossexuais era uma solução, onde a mulher era quase uma outra espécie considerada inferior, e onde a escravidão era permitida, onde homens poderiam ter a posse da liberdade de outros homens, tudo faria sentido, seria só um livro velho com conceitos ultrapassados, ou seja, o que hoje seria considerado como atrocidades, em certas épocas foram consideradas normais, e que apesar da maioria das pessoas que têm este livro, pensarem completamente diferente das afirmações que estão claramente escritas lá, ainda tem o que está lá escrito como algo intocável, além da compreensão e do questionamento, resumindo, é preciso ser burro para achar que a Bibra é um livro de ensinamentos, pois não ensina nada.

            O que pode se constatar diante das contradições, dos erros históricos, dos erros relacionados a conceitos científicos, dos erros até morais de acordo com o juízo de valores coletivos hodiernos, é de que se um ser supremo é responsável por tanta bobagem, de supremo ele não tem nada, talvez algum anjo, arcanjo, algum santo, quem sabe até o diabo deveria mostrar  que existem erros na obra literária que cristãos consideram como a mais importante, no entanto, isto é viajar na maionese, pois se Deus, anjos, arcanjos, santos e nem o diabo existem, então está claro que não existem verdades absolutas e intocáveis neste livro sagrado e que as pessoas necessitam parar para pensar e chegar à conclusão do que realmente é verdade.

            A interpretação da Bíblia, já levou muita gente para a fogueira, quem sabe este não seria o destino mais justo para a maior mentira de todos os tempos? Pensando bem, não se deve queimá-la, pois a mesma deve ser entendida como a representação da ignorância histórica do homem, e que conceitos obtusos não devem ser considerados como reais, e sim como o que realmente são, ou seja, apenas velharias que não se deve repetir para o bem da humanidade. Sendo assim o certo seria entender a maior parte da Bíblia como o que não se deve fazer, uma das razões é que não se faz mesmo, pois a moral social não permite, e a outra razão é por que é só um livro velho.

2 comentários:

  1. Não concordo com tudo o que tu postou, mas em alguns pontos é tudo bem pertinente. Vejamos que a Bíblia não é absoluta, mas contem ensinamentos sim e atemporais, embora sejam muitas vezes interpretados a bel prazer por muitos leigos.Tenho notado uma tendência de alguns em citar certos versículos e não todo o texto no seu real contexto, o que gera a meu ver falsa interpretação.A Bíblia , assim como a religião podem ser e muito alienantes.Não é verdade que todos os cristãos não conhecem a bíblia, isto é injusto, conheço pessoas que as leem e estudam , há sim bíblias ilustradas, inclusive belíssimas, meu pai tem uma católica( a protestante é diferente) ricamente ilustrada inclusive com obras de arte reconhecidamente religiosas.Há versões para todos os gostos, jovens, crianças, mulheres, homens, tradicionais, com hinários, com dicionários bíblicos etc... Ler e estudar depende do cristão e a interpretação dizem alguns doutos depende do Espirito Santo, quem escreveu? como tu disse há controvérsias, mas de fato foram homens e inspirados por quem? boa pergunta e a resposta é questão de fé, e quem sou eu para questionar ou julgar a fé alheia ou credo alheio?Credo é um questão de cunho pessoal, porem concordo há exageros, abusos dos ditos teólogos. Sou adepta do Livre arbítrio , inclusive de ser ateia. Creio que todos estão cansados de tanta perseguição em nome de DEUS.Que haja paz. Que assim seja. Que assim seja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muito obrigado por comentar. Eu queria que você entendesse uma coisa em todos os textos: O que eu escrevo não tem caráter doutrinador, a intenção é levar à reflexão, mas vou falar algo da Bíblia. Se você pegar as passagens que descrevem o mundo por exemplo, a terra seria um disco redondo apoiado por pilares, coberta por uma abóboda, que daria para um precipício. Deuteronômio ensina claramente como tratar um escravo e aliás, a Bíblia já foi usada para isto.

      Para encontrar passagens na Bíblia que são positivas é preciso procurar muito, tanto que até os religiosos estão renegando o Velho Testamento, pois o Deus de lá digamos, é um pouco malvado.

      Não existe na de aproveitável na Bíblia, para entender que ela é boa, é preciso um exercício imenso, ou uma dedicação de fé apaixonada em que se exclui a razão, e isto é o que acontece com os crentes e com certeza os crentes não leem a Bíblia com atenção pois passam batidos das coisas ilógicas das contradições nos próprios livros internos falando do mesmo tema e fazendo afirmações contraditórias, enfim, eu não me acho no direito de passar conselhos, pois sou uma pessoa falha como quase todo mundo, mas se eu fosse dar uma recomendação seria: Leia a sua Bíblia, mas leia com atenção e discernimento.

      Se quiser acreditar que a Bíblia tem algum ensinamento estará exercendo o seu direito de análise, mas este não é o meu caso e embora possa não parecer, eu respeito a sua opinião.

      Só mais uma coisa: O texto é jocoso mesmo, eu tenho ciência disto.

      Um abraço!

      Excluir