#fbtwitterbox{ padding:10px; margin: 2px 0px 15px 0px; height:60px; } #fblikebox{ float:left; border-right:1px dashed #ddd; /*---borda divisória---*/ } #twitterbox{ margin:15px 0px 0px 0px; padding:0px; float:right; }

TELEPEDIR 2

sábado, 16 de março de 2013

Não podemos congelar o tempo


       
A
 memória de cada um funciona de forma seletiva, algumas coisas são fáceis de gravar, outras mais difíceis, mas o que parece é que não é possível identificar qual o tipo de potencial que ela apresenta. Pessoas conseguem lembrar-se da visão, do cheiro e do clima envolvendo determinados fatos passados, mas muitas coisas são cinza e não é possível lembrar os detalhes.

            Nossas vidas passam e enquanto vivemos, a única forma de voltarmos ao passado é através da memória que de muitas formas é falha, mas é a nossa única ligação com o tempo decorrido.

            Pessoas desaparecem de nossas vidas seja por que se afastam voluntariamente, ou por que o destino nos separa, muitas vezes até pela morte, acaba a possibilidade de reencontro, de aproximação e de revivermos os momentos sejam eles de tristeza, alegria ou superação pelos quais passamos.

            Todos estamos em contagem regressiva desde o nascimento, mas preferimos não pensar muito nisto, e dependendo da idade pensamos que  somos imortais, pois na juventude percebemos uma maioria de mais velhos que viveram muitos anos além de nós, portanto a morte é um fato aparentemente distante, a menos que encaremos isto acontecendo com nossos amigos, nossos parentes, enfim em pessoas que dão certo significado às nossas vidas.

            Durante a correria do dia a dia acabamos nos envolvendo em tarefas às vezes repetitivas que nos fazem não ver o colega da escola ou do  trabalho, não perceber os fatos corriqueiros, e tudo vai passando como se não tivesse importância, servindo apenas como um preenchimento de tempo que ignoramos o quanto é escasso, sendo assim, ainda esquecemos que o relógio trabalha contra cada um, pois nosso tempo acaba.

            Se existisse uma máquina do tempo, em que fosse possível voltar ao passado, reduzindo nossa idade para a que teríamos em diversas épocas, mas com o conhecimento que temos hoje, certamente faríamos várias coisas de forma diferente para conseguir um resultado melhor, mas este privilégio não existe para ninguém, então, temos que nos contentar com as ilações provindas da imaginação com aquela dúvida: “E se eu fizesse diferente?”.

            Só nos resta prestar atenção no que temos de bom, pois os momentos que vivemos não voltam, nada se repete da mesma forma, não conseguimos retornar um segundo daquele ato impensado, daquela palavra dita fora de hora, daquela decisão equivocada.

            Um dia pode restar só a saudade das coisas que passamos, mas mesmo que seja até doloroso o tempo que passa, precisamos sempre procurar novos rumos, novas experiências, sejam elas as mais simples, ou os ideais mais complexos, pois não podemos congelar o tempo.

            Estamos aqui compartilhando experiências dentro de circunstâncias altamente improváveis de estar no mesmo tempo supostamente infinito, no mesmo Cosmos supostamente infinito, em um tempo extremamente curto, em um espaço extremamente limitado, para dividirmos nossas impressões sobre o mundo e sobre nós mesmos. A contagem regressiva ainda persiste, e me faz refletir sobre a grande dúvida: “O que eu vou deixar quando entregar o bastão a quem está chegando?” Quero congelar o tempo agora, ou talvez voltar atrás alguns anos para tentar parar o cronômetro  só para que eu passe de novo o que passou, prestando atenção no caminho, mas como isto não é possível, é bom que eu comece a perceber tudo com mais detalhes agora, antes que a contagem regressiva termine.

2 comentários:

  1. Com certeza o tempo sempre será uma incógnita, seja pela influência no universo, como seu dimensionamento nas super cordas, ou ainda em como ele age em nossas vidas. O que me faz pensar por que o "porque?" não existe em nosso universo? A única coisa que podemos ir assimilando é o "como" das coisas. Por exemplo: Porque o paradoxo de Olbers existe ? Ninguém sabe, mas sabemos o como ele funciona(Big Bang).
    Cara seus post são de alta qualidade, desde já sou um fã seu. Como com a leitura de seus artigos percebe alguns interesses de sua parte em certos assuntos, existe um blog que também interesses parecidos chamado CIENCIA X RELIGIÃO, o autor também é super inteligente, quem sabe vcs não trocam umas ideias.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas dicas.

    Com relação a super cordas, Big Bang, etc., apesar de aceitar os conceitos, eu me preocupo com a forma de como estão sendo usados, pois eu já vi gente tentando explicar a existência de espíritos através da Física Quântica, evidentemente isto foge da metodologia científica onde primeiramente é necessário demonstrar o fenômeno para somente depois explicá-lo, e eu tenho certo receio em em transformar algo científico em mera crença.

    Com relação ao seu comentário sobre o "Como" e não o "Por que?", os "Porquês" são uma determinação humana na procura de sentido, mas o Cosmos é indiferente, ele é e pronto. Seu comentário foi muito inteligente e agradeço por ter feito. Um abraço!

    ResponderExcluir